Visit the new BJN website at: https://bjnephrology.org
Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Editorial

Jocemir R. Lugon

O hiperparatireoidismo secundário (HPTS) é uma condiçao freqüente em pacientes com doença renal crônica acometendo cerca de 30 a 80% dos hemodialisados. Sua presença está associada nao somente com alteraçoes esqueléticas, mas também com distúrbios cardiovasculares que sao importantes determinantes de mortalidade nesses pacientes. No presente suplemento, sao apresentadas atualizaçoes abordando diversos enfoques do HPTS. Trata-se de uma compilaçao bastante abrangente que se inicia com uma visao geral e a nova classificaçao dos distúrbios minerais e ósseos da DRC, passando pela fisiopatologia e diagnóstico do HPTS até uma análise das várias intervençoes terapêuticas disponíveis. Para tal contamos com ajuda de diversos experts brasileiros na área como Vanda Jorgetti, Aluizio Barbosa de Carvalho, Elisa de Albuquerque Sampaio, Itamar de Oliveira Vieira, Leandro Junior Lucca e Carolina L. Neves, entre outros. Além disso, tivemos a grata satisfaçao de contar com a ilustre participaçao de dois colegas estrangeiros com reconhecido saber na área, Aníbal Ferreira e William G. Goodman. Dr. Aníbal apresenta uma abarcante atualizaçao acerca do diagnóstico clínico e laboratorial do HPTS enquanto que o Dr. William nos brinda com uma excelente atualizaçao acerca dos ensaios clínicos com calcimiméticos no manuseio dessa condiçao. Espero que desfrutem das informaçoes proporcionadas por esse suplemento. Com certeza, a maior satisfaçao coube a mim, pela oportunidade de trabalhar com colegas tao dedicados e ilustres.

Gostaria de ressaltar que esse suplemento inaugura o projeto de Educaçao Médica Continuada da SBN. Um "link" para testes interativos, via internet, a respeito do conteúdo desse suplemento, estarao disponíveis em breve no site da nossa sociedade.

Finalmente, venho reiterar junto aos colegas a importância da uniformizaçao da linguagem a respeito desse tema. Essa foi a motivaçao para se incluir um glossário contendo os termos mais frequentemente empregados nesse contexto que, espera-se, seja proveitoso para todos.


© 2019 All rights reserved