J. Bras. Nefrol. 2010;32(suppl 1).

Saudações da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Cibele Isaac Saad Rodrigues, Emmanuel A. Burdmann

DOI: 10.1590/S0101-28002010000500001

As VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensao Arterial foram construídas pelo esforço conjunto de mais de 100 especialistas na área de hipertensao arterial representando a parceria das Sociedades Brasileiras de Nefrologia, Cardiologia e Hipertensao Arterial. Dentre eles, havia também representantes de dez outras Sociedades que colaboraram em temas específicos, tendo em vista as peculiaridades da hipertensao, que se constitui em ótimo exemplo de problema de saúde pública interdisciplinar e multiprofissional, exigindo uma abordagem em equipe para que seu controle seja exitoso.

Dos nove grupos constituídos em divisao equitativa, três foram coordenados por representantes do Departamento de Hipertensao da SBN, sendo que os demais membros participaram construtivamente na fase via web, onde houve grande interatividade no interior de cada grupo durante dois meses de intenso trabalho.

O coordenador das Diretrizes, Prof. Dr. Fernando Nobre, soube com maestria conduzir a produçao deste documento final, após a sessao plenária em que 40 dos 100 pesquisadores revisaram cada capítulo presencialmente.

Cabe ressaltar que nao houve patrocínio financeiro externo antes da conclusao deste documento e todos os envolvidos foram movidos pelo interesse de proporcionar aos profissionais de saúde a oportunidade de atualizaçao e de difusao dos conhecimentos com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

O fruto deste trabalho está sendo entregue aos colegas nefrologistas com enorme satisfaçao. É produto desta gestao da SBN, em especial do Departamento de Hipertensao, que conseguiu uma aproximaçao mutuamente benéfica com as outras Sociedades que enxergam, assim como nós, a hipertensao como área de suas atuaçoes.

É também a oportunidade de agradecer por todo apoio que recebemos.

Uma boa leitura a todos!

Profª. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues
Coordenadora do Departamento de Hipertensao da SBN

O enfoque médico atual é fortemente direcionado ao diagnóstico e às consequências das doenças. Pesquisa-se ativamente visando o desenvolvimento de novas drogas para tratamento e novas formas de diagnóstico. Pouca atençao é relativamente direcionada às causas das doenças e menor atençao ainda é dispensada às causas primárias das principais enfermidades que assolam a nossa populaçao.

Por exemplo, doença renal crônica é altamente prevalente no mundo ocidental, e provoca grandes alteraçoes na qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos afetados, ao mesmo tempo em que exige dispêndio de significativos recursos econômicos para o seu tratamento. Hipertensao arterial e diabetes mellitus sao as principais causas de doença renal crônica no Brasil e no mundo. Assim, quando falamos sobre doença renal crônica colocamos grande ênfase nas suas principais causas, mas pouca atençao é dispensada aos motivos que fizeram com que o indivíduo desenvolvesse hipertensao ou diabetes.

Hipertensao é patologia fortemente associada a hábitos e estilo de vida. Infelizmente, os caminhos mais óbvios para abordá-la sao frequentemente subvalorizados. O que comemos, como nos exercitamos fisicamente, qual é a interaçao emocional com a família, os amigos, os colegas? O uso exagerado de sal, açúcar branco, refrigerantes, excessos alimentares, abuso na ingestao de bebidas alcoólicas e tabagismo sao extremamente frequentes no nosso meio. Sem abandonar os aspectos relacionados ao tratamento das consequências das doenças, devemos estimular fortemente o enfoque direcionado à saúde, que está um passo adiante em relaçao à prevençao e tratamento. Em outras palavras, sem perder de vista prevençao e tratamento, devemos, antes de mais nada, estimular a saúde. Isto é particularmente verdadeiro para as doenças crônicas que assolam a nossa populaçao, sendo a hipertensao uma das mais importantes delas. Parte significativa desta diretriz aborda o tratamento nao farmacológico da hipertensao, que é orientado exatamente por esta filosofia de promoçao à saúde.

A orientaçao para estilo de vida saudável deve fazer parte e ser valorizada na consulta médica, independente da especialidade do profissional médico que está atuando. Recomendaçoes simples e diretas em relaçao ao consumo de sal e açúcar livre, equilíbrio nutricional, consumo de fumo e álcool, exercício físico, saúde mental e espiritualidade tem o poder de melhorar radicalmente a qualidade de vida dos indivíduos e potencialmente diminuir a prevalência destas doenças crônicas na nossa populaçao. Cabe a nós fazer com que isto aconteça.

Professor Dr. Emmanuel A. Burdmann, PhD
Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Saudações da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Comentários