J. Bras. Nefrol. 2000;22(3 suppl. 2):17-22.

Residência médica em nefrologia

Maria Almerinda VFR Alves

INTRODUÇAO

A residência médica (RM) constitui uma modalidade de ensino de pós-graduaçao, na forma de curso de especializaçao (segundo publicaçao do Diário Oficial da Uniao datada de nove de julho de 1981). Para oferecer residência médica, qualquer instituiçao de saúde deve inicialmente estar credenciada pela Comissao Nacional de Residência Médica (CNRM), que está diretamente vinculada ao Ministério da Educaçao e Desporto (MEC).

Em relaçao à residência médica em nefrologia, estudo realizado em 19971 pela Fundaçao de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a pedido da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), evidenciou a existência de 57 instituiçoes credenciadas para a realizaçao do programa de RM. Na época, cinco se encontravam desativadas, de tal forma que estavam em funcionamento 52 instituiçoes. Outras duas instituiçoes estavam em vias de credenciamento. Em 1997, esses resultados foram apresentados no II Fórum de Ensino em Nefrologia, realizado, de 7 a 8 de outubro, no Guarujá. Vale ressaltar que a própria Fundap considerou falhos os dados disponíveis para análise da RM, tendo em vista que apenas os relatórios da CNRM sao utilizados como indicadores, por serem a única fonte oficial para consulta. A tentativa de obtençao de dados diretamente das instituiçoes, por meio de encaminhamento de questionário aos responsáveis pela RM em nefrologia, obteve um retorno de apenas 65% delas. As conclusoes obtidas desse levantamento podem ser resumidas da seguinte forma:

  • A maioria das RM em nefrologia está concentrada nas regioes sul e sudeste (n=42), sendo Sao Paulo o responsável pelo maior número delas (n=l4).
  • A capacidade anual de formaçao de nefrologistas (indivíduos cumprindo o programa integral de residência médica em nefrologia) seria de aproximadamente 80 por ano.
  • Tanto o número de instituiçoes quanto de vagas oferecidas experimentou um aumento na oferta no período de 1985 a 1997.
  • Entre as instituiçoes, a duraçao dos programas e do pré-requisito é variável. A maioria das instituiçoes exige um ano de clínica médica como pré-requisito para o treinamento (em torno de 54%), embora 46% cumpram um pré-requisito de dois anos. Também a maioria (66,6%) considera a RM em nefrologia cumprida após um ano de pré-requisito e um ano de especialidade.
  • Em 5% das instituiçoes, a RM apresenta três anos de duraçao na especialidade (total de residência de quatro anos).
  • Das vagas oferecidas, observou-se que apenas 56% foram efetivamente ocupadas.
  • Cerca de 70% dos médicos que optam pela RM em nefrologia nao realizam essa atividade na mesma instituiçao de graduaçao.
  • A expectativa de mercado de trabalho desses médicos situa-se principalmente em hospitais privados e universitários, seguidos de hospitais da rede pública.
  • Apenas 16% têm intençao de dedicar-se exclusivamente à nefrologia.
  • O processo de avaliaçao dos residentes (pelos seus supervisores) em geral tem caráter informal.
  • Foram considerados como responsáveis pela diminuiçao na procura da RM em nefrologia os baixos salários, a carga excessiva de trabalho, o mercado de trabalho fechado, a imagem inadequada do nefrologista e a inadequaçao da política de saúde.
  • Os métodos dialíticos foram considerados como o campo de treinamento mais enfatizado na RM.

Levantamento realizado a partir dos dados oficiais da CNRM,2 relativos ao ano de 1999, demonstrou um panorama muito semelhante tanto no número de instituiçoes credenciadas para RM em nefrologia quanto em número de vagas disponíveis, embora se pôde ob ter confirmaçao de apenas 46 instituiçoes credenciadas pelo MEC efetivamente em funcionamento nesse ano.

Os dados apresentados abaixo correspondem aos obtidos pelas informaçoes da Comissao Nacional de Residência Médica e àqueles obtidos por pesquisa direta nas instituiçoes.

Regiao Norte-Nordeste

A regiao Norte-Nordeste, com uma populaçao de 55.006.468 habitantes (IBGE 1996),3 conta com 69.670 médicos (um médico/790 habitantes) e 19 escolas médicas (Conselho Federal de Medicina)5. Dessa forma, no ano de 1999, considerando uma média de 80 novos médicos formados por ano para cada escola médica, foi oferecido um serviço de residência médica em nefrologia para cada 380 novos médicos formados na regiao.

Regiao Minas Gerais/Espírito Santo

A regiao que compreende Minas Gerais e Espírito Santo registra uma populaçao de 19.475.320 habitantes (IBGE 1996) e de 28.660 médicos registrados, correspondendo a 1 médico/680 habitantes. Além disso, existem 12 escolas médicas formadoras de aproximadamente 960 novos médicos por ano. Dessa forma, à disposiçao dos novos médicos existe, na regiao, um serviço de residência médica em nefrologia para cada 160 novos formandos.

Regiao Centro-Oeste

A regiao conta com uma populaçao de 10.500.579 e 15.778 médicos (1 médico/665 habitantes). No total estao cadastradas cinco escolas médicas, formando em torno de 400 novos médicos por ano. Dessa forma, a regiao dispoe de uma residência médica em nefrologia para cada 100 médicos recém-formados.

Regiao Sul

A populaçao da regiao compreende 23.513.736 habitantes, tendo um total de 33.641 médicos (1 médico/699 habitantes). As 21 escolas médicas formam em média 1.680 novos médicos por ano. Assim, para esse grupo de formandos, a regiao tem a oferecer um serviço de RM em nefrologia para cada 210 graduandos.

Regiao Rio de Janeiro

Para uma populaçao de 13.406.308 habitantes, o Rio de Janeiro conta com 43.918 médicos cadastrados (1 médico/305 habitantes). Estao funcionando regularmente 13 escolas médicas, formando aproximadamente 1.040 novos médicos por ano e colocando à disposiçao desses indivíduos uma residência médica em nefrologia para cada 130 novos médicos.

Regiao Sao Paulo

Em relaçao à regiao de Sao Paulo, dados mais precisos puderam ser obtidos pela análise do cadastro de programas de residência médica no Estado de Sao Paulo (1999), elaborado pela Fundaçao de Desenvolvimento Administrativo (Fundap).4 Dessa forma, pôde-se obter, nesse Estado, dados sobre o número efetivo de vagas credenciadas e o número de vagas ocupadas em 1999.

O Estado de Sao Paulo tinha cadastrado, em 1996, uma populaçao de 34.119.110 habitantes e 76.774 médicos (1 médico/444 habitantes). Sao atualmente 23 escolas médicas credenciadas, totalizando um número aproximado de 1.840 novos profissionais médicos por ano. Assim, os novos formandos contam com uma RM em nefrologia para cada 115 indivíduos.

Também pelos dados da Fundap, foi possível observar que em 1999 apenas 60% do total de vagas disponíveis para residência médica em nefrologia foi efetivamente ocupado. Uma taxa de ocupaçao menor foi identificada para residência em genética médica, medicina geral e comunitária, medicina preventiva e social, radioterapia, patologia clínica, proctologia, cirurgia cardiovascular e cirurgia torácica.

Nas figuras a seguir, pode-se observar o número de residências médicas em nefrologia oferecidas por regiao (Figura 1) e o número de residências médicas em nefrologia oferecidas por novos formandos (Figura 2).


Figura 1 – Distribuiçao de número de programas de Residência Médica em Nefrologia credenciados pela CNRM em 1999 de acordo com as regioes da Uniao.
Figura 2 – Distribuiçao de Residências Médicas em Nefrologia por Médicos formados pelas Escolas Médicas da regiao por ano (1999)

Esses dados podem ser comparados com o número de médicos por 100.000 habitantes nas diversas regioes (Figura 3).


Figura 3 – Médicos por 100.000 habitantes nas regioes do Brasil em 1996

No mesmo período, outros serviços, credenciados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia para treinamento em nefrologia, com vistas à obtençao do título de especialista em nefrologia, ofereceram treinamento na especialidade:

  • Santa Casa de Misericórdia da Bahia
  • Hospital Samuel Líbano
  • Santa Casa de Juiz de Fora
  • Hospital Evangélico de Londrina
  • Santa Casa de Curitiba
  • Santa Casa de Porto Alegre
  • Hospital Lazzaroto
  • Hospital Português da Bahia
  • Instituto do Rim (Fortaleza)
  • Hospital Evangélico de Vila Velha
  • Santa Casa de Campo Grande
  • Hospital Sao Joao de Deus (Divinópolis)
  • Biocor/ Hospital de Doenças Cardiovasculares (Minas Gerais)
  • Clínica de Doenças Renais (Pelotas)
  • Hospital Municipal Sao José (Santa Catarina)
  • Serviço de Nefrologia de Ribeirao Preto (Hospital Sao Francisco)
  • Serviço da Beneficência Portuguesa de Sao Paulo

 

Tendo como base os dados do IBGE referentes ao censo de 1996, o Brasil estaria atualmente com uma populaçao estimada em torno de 170 milhoes de pessoas. De acordo com os registros do Conselho Federal de Medicina, existem cerca de 251.061 médicos em exercício profissional. Dessa forma estar-se-ia hoje com um médico para cada 680 habitantes (cerca de 147 médicos/100.000 habitantes). Desses médicos, em torno de 2.500 sao nefrologistas (pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pelo Conselho Federal de Medicina), correspondendo a 0,99% dos médicos registrados no país. Das 92 escolas médicas em funcionamento no Brasil, cerca de 7.400 novos médicos sao formados anualmente. A disponibilidade de vagas para residentes na área de nefrologia anualmente é de 66 novos residentes formados, de tal forma que, se todas as vagas oferecidas fossem ocupadas, apenas 0,89% dos médicos formados no país estariam se especializando em nefrologia.

Aparentemente a RM na área de nefrologia evidencia uma grande diversidade de programas oferecidos, tanto no conteúdo quanto na duraçao e na ocupaçao. Os dados precisos sao de difícil obtençao. O perfil do profissional que deve ser treinado para o mercado de trabalho dos próximos anos precisa ser definido com maior propriedade. Os programas, mesmo que parcialmente adaptados às condiçoes regionais, devem ser regidos por um direcionamento comum.

Deve-se procurar alternativas para incentivar a procura dos médicos recém-formados pela especialidade e discutir propostas para a atuaçao dos novos nefrologistas, que permitam maior abrangência no exercício da profissao.

Perguntas como: Que tipo de especialista o país necessita?; Qual é efetivamente o mercado de trabalho que pode ser oferecido?; Quantos especialistas sao necessários?; Qual o mercado de trabalho que devemos procurar?, devem ser criteriosamente discutidas e analisadas.

REFERENCIAS

1. Pesquisa sobre programas de Residência Médica em Nefrologia. Fundaçao de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e Sociedade Brasileira de Nefrologia. Governo do Estado de Sao Paulo. Secretaria de Governo e Gestao Estratégica; 1997

2. Comissao Nacional de Residência Médica (CNRM). Catálogo 1998 e 1999.

3. IBGE – dados estatísticos disponíveis no site www.ibge.gov.br, agosto de 2000.

4. Documento de trabalho 78. Programa de Bolsas de Residência Médica. Cadastro de Programas de Residência Médica no Estado de Sao Paulo. Fundaçao de Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Governo do Estado de Sao Paulo. Secretaria de Governo e Gestao Estratégica; 1999. Ediçoes Fundap

5. Conselho Federal de Medicina. Dados disponíveis no site www.cfm.gov.br, agosto de 2000.

Endereço para correspondência:
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Faculdade de Ciências Médicas Cidade Universitária
Barao Geraldo
13081 Campinas, SP

Residência médica em nefrologia

Comentários