J. Bras. Nefrol. 2005;27(2 suppl. 1):1.

Considerações Iniciais

Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia (gestão 2003-2004), Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia (gestão 2005-2006), Profª. Dra. Gianna Mastroianni Kirsztajn (UNIFESP/SP), Prof. Dr. Rui Toledo Barros (USP/SP), Profª. Dra. Gianna Mastroianni Kirsztajn (UNIFESP/SP), Prof. Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto(USP/RibeirãoPreto), Profª. Dra. Patrícia Ferreira Abreu (UNIFESP/SP)

Na área de Glomerulopatias, é difícil chegar-se a um consenso em termos de conduta, especialmente no que se refere aos tratamentos com fins curativos, que em geral correspondem a drogas imunossupressoras. Também escassos sao os estudos envolvendo grande número de indivíduos, o que em parte se deve ao fato de que as doenças glomerulares sao de um modo geral pouco comuns, destacando-se em termos de freqüência apenas como causa de insuficiência renal crônica terminal, por encontrarem-se entre as suas três principais causas.

Poucas sao as publicaçoes que apresentam orientaçoes referentes à tomada de conduta em glomerulopatias e menos ainda no âmbito nacional. Assim, surgiu a necessidade de serem desenvolvidas as atuais Recomendaçoes da SBN, ainda que deixem muito a dever quanto ao nível de evidências dos estudos até o momento realizados em glomerulopatias.

Gostaríamos de deixar claro que nao consideramos recomendável que as orientaçoes aqui relatadas sejam usadas para fins de tratamento dos pacientes na ausência de treinamento adequado e experiência com este tipo de doenças renais. Os esquemas terapêuticos, ainda que expostos de forma detalhada, podem conter sutilezas nao percebidas pelo leitor. É sempre aconselhável manter contato direto com um especialista particularmente dedicado ao estudo das doenças glomerulares e que tenha experiência prática confirmada nesta área, quando necessário.

Nesta publicaçao, avaliaremos as diversas glomerulopatias tomando por base a sua apresentaçao sindrômica. As informaçoes deste texto serao apresentadas da forma mais simples e esquemática possível, pois nao é nossa intençao redigir um livro sobre glomerulopatias e sim relatar de forma objetiva orientaçoes gerais sobre investigaçao e tratamento das glomerulopatias, sem nos determos em patogênese, fisiopatologia, epidemiologia e outras peculiaridades.

Por fim, as recomendaçoes sobre a investigaçao e tratamento das doenças glomerulares em adultos, aqui apresentadas, foram elaboradas em resposta a uma solicitaçao da Diretoria da SBN (gestao 2003-2004). Foram convidados para este trabalho nefrologistas com reconhecida experiência na área de Glomerulopatias e, durante o processo, contamos com o Prof. Dr. Rui Toledo Barros como consultor. Toda a equipe participou da redaçao final e revisao do estudo, mas cada membro contribuiu de forma mais expressiva na redaçao de determinados temas, quais sejam: nefropatia por IgA (Dra. Yvoty Alves Santos Sens), nefrite lúpica (Dra. Viktoria Woronik), classificaçao, glomerulonefrites secundárias a hepatites virais e HIV (Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto), nefropatia diabética e nefropatia secundária a esquistossomose (Dra. Patrícia Ferreira Abreu) e demais aspectos (Dra. Gianna Mastroianni Kirsztajn).

Após a conclusao da redaçao, as recomendaçoes foram disponibilizadas para consulta pública no site da SBN. As sugestoes encaminhadas aos autores foram introduzidas no texto final.

Profª. Dra. Gianna Mastroianni Kirsztajn
Coordenadora

Considerações Iniciais

Comentários