J. Bras. Nefrol. 2005;27(2 suppl. 1):1-3.

Considerações Sobre Definições

Vale lembrar que algumas definiçoes variam bastante de um estudo para outro, o que se constitui em uma das razoes pelas quais é bastante difícil tirar conclusoes sobre os resultados, especialmente no que se refere à resposta aos tratamentos instituídos.

Neste item, a intençao nao é estabelecer quais as definiçoes que foram utilizadas neste texto, mas sim demonstrar a diversidade de definiçoes eventualmente utilizadas nas publicaçoes consultadas.

É preciso estar alerta para esses detalhes, para nao referir como comparáveis resultados de fato diferentes. Vale salientar que, para alguns grupos de glomerulopatias, apesar dessas variaçoes, em geral se observa consistência entre as conclusoes de diferentes artigos; além disso, os estudos de metanálise procuram levar em consideraçao essas diferenças.

A título de exemplo, as seguintes definiçoes podem ser encontradas para os mesmos itens em diferentes estudos:

  • Síndrome nefrótica

– Proteinúria de nível > 3,5 g/m2 de superfície corpórea/ dia (ou > 3,0 g/dia), associada a hipoalbuminemia e edema
– Proteinúria > 50 mg/kg/dia em crianças, associada a hipoalbuminemia e edema
– Em ambas as situaçoes, podem ou nao ser citadas as elevaçoes de colesterol e triglicerídeos, como integrantes das definiçoes

  • Remissao completa de síndrome nefrótica

– Negativaçao da proteinúria
– Reduçao da proteinúria para níveis inferiores a 0,3 g/dia

  • Remissao parcial de síndrome nefrótica

– Reduçao da proteinúria para níveis entre 0,3-2,0 g/dia
– Reduçao da proteinúria para níveis nao-nefróticos

  • Outras

– Definiçoes extremamente variadas sao utilizadas para insuficiência renal, desde valores acima da faixa da normalidade, passando pela definiçao de dobrar a creatinina sérica, às definiçoes de insuficiência renal terminal.

Considerações Sobre Definições

Comentários