J. Bras. Nefrol. 2006;28(2 suppl. 1):6-7.

Doença renal crônica e saúde pública

Patrícia Ferreira Abreu

Chronic renal failure and public health

 

Resumo:

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) entre indivíduos acima de 40 anos existem cerca de 17 milhoes de hipertensos e 5 milhoes de diabéticos, constituindo as duas principais causas de doença renal crônica terminal. A Sociedade Brasileira de Nefrologia vem trabalhando junto ao MS no intuito de estimular e apoiar a adoçao de medidas efetivas de vigilância, de prevençao, tratamento e controle da doença renal nesta populaçao de risco.

Descritores: Doença renal crônica. Saúde pública.

Abstract:

According to the Brazilian Health Care Ministry data, among the population over 40 years old, there are 17 million people suffering from hypertension and 5 million people with diabetes, the two illnesses mainly associated with end-stage renal disease. The Brazilian Society of Nephrology (SBN) and the Health Care Ministry have been working together with the aim to stimulate and support actions that can effectiveness control, prevent and treat renal disease inthis risk population.

Descriptors: Chronic renal failure. Public health.

 

INTRODUÇAO

Com uma populaçao de mais de 186 milhoes de habitantes, sendo 75% usuários do Sistema Unico de Saúde (SUS) o Brasil está vivenciando uma epidemia de hipertensao arterial sistêmica (HAS) e de diabetes mellitus (DM). Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) entre indivíduos acima de 40 anos existem cerca de 17 milhoes de hipertensos (35%) e 5 milhoes de diabéticos (11%), sendo 90% do tipo 2. Esses números vêm aumentando assustadoramente, nao só pelo crescimento e envelhecimento da populaçao, mas, sobretudo pelo sedentarismo e alimentaçao inadequada. No Brasil, entre os indivíduos acima de 20 anos, 30 milhoes estao acima do peso e desse total, mais de 10 milhoes sao considerados obesos de acordo com os padroes estabelecidos pela Organizaçao Mundial da Saúde (OMS).

O Diabetes é a principal causa de cegueira, de amputaçao e juntamente com a hipertensao arterial constituem as duas principais causas de doença renal crônica (DRC), hoje considerada a epidemia negligenciada do século. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 60% dos diagnósticos de DRC terminal incluem essas duas patologias. Atualmente em nosso país, além dos 65.000 pacientes dependentes do tratamento dialítico com uma taxa de mortalidade anual de, no mínimo, 15%. estima-se que existam mais de 2 milhoes de brasileiros portadores de algum grau de disfunçao renal com risco 10 vezes maior de morrer prematuramente por doença cardiovascular, em relaçao à populaçao normal e, 70% deles desconhecem esse diagnóstico.

Entretanto, tanto a HAS como o DM se prevenidos, detectados precocemente, tratados corretamente e acompanhados por uma equipe multidisciplinar dificilmente evoluirao com complicaçoes tao sérias.

METODOLOGIA

O Governo Brasileiro, através dos Programas de Saúde tem implementado açoes em relaçao à Imunizaçoes, Doença Sexualmente Transmissíveis, Hanseníase, Tuberculose, Asma, HAS e DM. E onde inserir uma política de atençao ao portador de Doença Renal Crônica? A SBN vem nas últimas gestoes trabalhando junto ao MS com os objetivos principais de estimular e apoiar a adoçao de medidas efetivas de vigilância, de prevençao, tratamento e controle da doença renal, tendo como estratégia-chave a sensibilizaçao, a conscientizaçao e a disseminaçao do conhecimento deste tema, seus fatores de risco e suas complicaçoes, com vistas a reduzir o impacto da doença renal na saúde da populaçao. Sabendo que os portadores de HAS e DM constituem os principais grupos de risco para o desenvolvimento de DRC inserimos a Nefrologia nesses dois Programas de Saúde do Governo Federal. Essas áreas já constam do elenco de açoes prioritárias do Programa de Saúde da Família (PSF). Este programa está alcançando 5.028 dos 5.560 municípios; a populaçao coberta é de 80.348.973 pessoas através de 25.162 equipes e 211.266 agentes comunitários. Muitas equipes ainda nao estao organizadas e equipadas para atenderem por completo as mil famílias designadas pelo MS, entretanto, a evoluçao é evidente em muitos municípios.

A SBN vem demonstrando nos últimos anos, que o número de Nefrologistas permanece constante, apesar do crescimento da populaçao em terapia renal substitutiva, cuja prevalência dobrou nos últimos 6 anos. Analisando a dimensao territorial de nosso país, dos 5.560 municípios, cerca de 75% apresentam menos de 100 mil habitantes, 2825 têm até 20.000 e 1.275 entre 20 a 100.000 habitantes. Provavelmente, nossos nefrologistas atualmente cerca de 2.639 cadastrados, representando menos de 1% do total de médicos, distribuídos em 315 municípios , a maioria de grande porte, nao terao condiçoes de atuar junto a esta grande populaçao. Assim, é necessário que a SBN participe ativamente dos projetos de Atençao Básica junto ao PSF introduzindo o conceito de Saúde Renal, ou seja levando a Nefrologia até o Clínico Geral.

RESULTADOS

O Departamento de Atençao Básica através da Coordenaçao de HAS e DM e o Departamento de Atençao Especializada, todos da Secretaria de Atençao à Saúde, as Sociedades Científicas, a Organizaçao Pan-Americana de Saúde , a Federaçao Internacional de Diabetes, OMS, Federaçoes de Portadores de DM vêm trabalhando em parceria com resultados práticos. Validamos 3 protocolos que serao distribuídos para a Atençao Básica no 2º semestre1: Estimativa de Risco Global e Prevençao Cardiovascular, Cerebrovascular e RENAL2; Atençao ao Portador de HAS3; Atençao ao Portador de DM. Todos os cadernos com informaçoes práticas e efetivas em Nefrologia. A SBN tornou-se membro oficial do Diabetes Action Now, auspiciada pela OMS, com participaçao na 1ª (abril de 2006) e na 2ª (Julho de 2006) Oficina de Trabalho para homologaçao do Plano Nacional para a Conscientizaçao sobre o Diabetes no Brasil. O MS aprovou a criaçao de um novo caderno específico de Doenças Renais para a Atençao Básica que já está sendo elaborado.

CONCLUSAO

Muitas açoes devem e precisam ser implementadas para que a Nefrologia possa estar ao alcance da populaçao, especialmente para aquela com risco de desenvolver DRC. Nos municípios com Nefrologistas a implementaçao e disseminaçao do projeto PREVINA-SE e a capacitaçao dos profissionais da Atençao Básica através do PSF em “Nefrologia Básica” sao os primeiros passos da nossa Sociedade em cumprir um dos princípios do SUS que é a universalidade de acesso fazendo chegar ao município o DIREITO à Saúde.

REFERENCIAS

1. Disponível em http://www.abcdt.org.br

2. Disponível em http://www.sbn.org.br

3. Disponível em http://www.saude.gov.br

Universidade Federal de Sao Paulo. Médica da Disciplina de Nefrologia.

Doença renal crônica e saúde pública

Comentários