J. Bras. Nefrol. 2014;36(1):18-25.

Doença renal policística autossômica dominante em pacientes em hemodiálise no sul do Brasil

Everton Fernando Alves, Luiza Tamie Tsuneto, Sandra Marisa Pelloso, Paulo Roberto Aranha Torres, Guido Luis Gomes Otto, Adaelson Alves Silva, Jose Miguel Viscarra Obregon, Leticia Nicoletti Silva, Maria Dalva de Barros Carvalho

DOI: 10.5935/0101-2800.20140005

Introdução:

A doença renal policística autossômica dominante é a enfermidade renal hereditária mais comum em seres humanos.

Objetivo:

Analisar a prevalência, características clínicas e laboratoriais de pacientes com rins policísticos e relacionar as manifestações da doença por gênero.

Métodos:

Trata-se de um estudo observacional e retrospectivo. Foram revisados todos os prontuários médicos de pacientes com rins policísticos admitidos para hemodiálise entre 1995 e 2012, em quatro centros que atendem a área de abrangência da 15ª regional de saúde do Paraná, Brasil.

Resultados:

Fizeram parte do estudo 48 pacientes com rins policísticos, causa primária da doença renal crônica (DRC) estágio 5. A prevalência da doença foi de um em 10.912 habitantes. A média de idade de ingresso na hemodiálise (50,7 anos) e o tempo de seguimento em hemodiálise até o transplante (36,5 meses) foi menor nos homens. A hipertensão arterial foi o diagnóstico mais frequente em 73% dos pacientes, com predominância em mulheres (51,4%). O cisto hepático foi a manifestação extrarrenal mais frequente nos homens (60,0%). Foram a óbito 10,4% dos pacientes que faziam uso de hemodiálise, sendo 60% de homens. A classe de droga anti-hipertensiva mais utilizada foi a que atua no sistema renina-angiotensina, com maior frequência de uso nas mulheres (53,3%). A ureia pós-diálise foi significativamente maior em homens.

Conclusão:

A prevalência da doença é baixa entre pacientes em hemodiálise no sul do Brasil. As diferenças observadas entre os gêneros, com exceção da ureia pós, não foram significantes. Os dados encontrados são diferentes dos reportados na América do Norte e Europa.

Doença renal policística autossômica dominante em pacientes em hemodiálise no sul do Brasil

Comentários