J. Bras. Nefrol. 2015;37(1):19-26.

Impacto da vulnerabilidade social nos desfechos de pacientes com doença renal crônica pré-dialítica em um centro interdisciplinar

Luciana dos Santos Tirapani, Hélady Sanders Pinheiro, Henrique Novais Mansur, Dilmerson de Oliveira, Rosália Maria Nunes Henriques Huaira, Carlos Contreras Huaira, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, Marcus Gomes Bastos, Natália Maria da Silva Fernandes

DOI: 10.5935/0101-2800.20150004

Introdução:

Inúmeros estudos avaliaram as associações entre fatores sociodemográficos, econômicos e doença renal crônica (DRC) e demonstraram que essas associações foram complexas e multifatoriais. Um método para avaliar os fatores socioeconômicos é construir um modelo de vulnerabilidade social (VS).

Objetivo:

Identificar a influência de vulnerabilidade social (VS) sobre os desfechos de uma coorte de pacientes com doença renal crônica (DRC) pré-dialítica.

Métodos:

Foram coletados dados demográficos, clínicos e laboratoriais, em uma coorte retrospectiva com pacientes nos estágios 3 a 5, que foram acompanhados por uma equipe interdisciplinar, no período compreendido entre janeiro de 2002 e dezembro de 2009, em Minas Gerais, Brasil. Para calcular a VS, foram utilizadas três técnicas estatísticas em sequência, análise fatorial, análise de agrupamento e análise discriminante. A sobrevida foi analisada com as curvas de Kaplan-Meier. O desfecho foi mortalidade ou iniciar a terapia renal substitutiva (TRS), analisadas por uma regressão de Cox.

Resultados:

Foram avaliados 209 pacientes, 29,4% eram vulneráveis. Não observamos diferença na mortalidade entre os grupos VS pela Kaplan Meier. Na regressão de Cox, hazard ratio (HR) e intervalo de confiança (CI) para o impacto da VS sobre a mortalidade, não ajustado foi HR: 1.87 (CI: 0.64-5 0,41) e HR ajustado:1,47 (C1: 0.35-60,0). O impacto da VS em TRS mostrou o HR e CI HR não ajustado: 1,85 (CI: 0.7140,8) e HR ajustado: 2,19 (CI: 0.50-90,6).

Conclusão:

Estes resultados indicam que a VS não influenciou os resultados de pacientes com DRC na pré-diálise tratados em um centro interdisciplinar.

Impacto da vulnerabilidade social nos desfechos de pacientes com doença renal crônica pré-dialítica em um centro interdisciplinar

Comentários