J. Bras. Nefrol. 2015;37(2):166-70.

Prevalência clínica e epidemiológica de glomerulopatias em idosos na cidade de Uberaba – MG

Lethícia Borges Oliveira, Eliangela de Castro Cobo, Juliana Reis Machado, Fabiano Bichuette Custódio, Marcos Vinícius da Silva, Flávia Aparecida de Oliveira, Rosana Rosa Miranda Correa, Marlene Antônia dos Reis

DOI: 10.5935/0101-2800.20150027

Introdução:

Atualmente, a população idosa do Brasil está sofrendo aumento significativo. O envelhecimento é um processo fisiológico que causa alterações nos diversos órgãos, inclusive no rim. A biópsia renal é de suma importância para esclarecimento das alterações morfológicas dessas entidades.

Objetivos:

Os objetivos deste trabalho foram realizar a análise clínica e epidemiológica dos pacientes idosos e avaliar a prevalência das principais glomerulopatias que os acometem.

Métodos:

Trata-se de um estudo retrospectivo e descritivo, com revisão de 104 laudos de biópsias renais de idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, realizados no Serviço de Nefropatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), entre o período de janeiro de 1996 e dezembro de 2010. Os pacientes foram agrupados segundo síndrome clínica.

Resultados:

Foram revistas 104 biópsias de pacientes idosos. Destes, 52,94% pertenciam ao gênero masculino. A Hipertensão Arterial foi encontrada em 50,54% dos pacientes. A síndrome clínica predominante foi a Síndrome Nefrótica (42,17%). A maioria das doenças foi de origem glomerular. As podocitopatias foram as glomerulopatias mais prevalentes (34,07%).

Discussão/Conclusão:

Por meio dessa revisão, observamos que a síndrome nefrótica foi a principal síndrome clínica e as podocitopatias foram as glomerulopatias com mais prevalência no grupo de pacientes idosos submetidos à biópsia renal. A análise das biópsias renais dos pacientes idosos é de fundamental importância, uma vez que o conhecimento das manifestações clínicas das principais glomerulopatias que acometem esse grupo auxiliam a elucidação diagnóstica e no estabelecimento da conduta terapêutica.

Prevalência clínica e epidemiológica de glomerulopatias em idosos na cidade de Uberaba – MG

Comentários