J. Bras. Nefrol. 2015;37(2):206-11.

Diferentes esquemas de indução para transplante renal com doador vivo

Hong Si Nga, Paula Dalsoglio Garcia, Mariana Moraes Contti, Henrique Mochida Takase, Maria Fernanda Cordeiro de Carvalho, Luis Gustavo Modelli de Andrade

DOI: 10.5935/0101-2800.20150033

Introdução:

A indicação de terapia de indução não é consensual em doadores vivos.

Objetivo:

Comparar não indução com indução com basiliximab e timoglobulina na incidência de rejeição aguda em transplante renal com doador vivo.

Métodos:

Todos os casos de transplante renal com doador vivo realizados no serviço de transplante do Hospital das Clínicas de Botucatu da UNESP no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013. O grupo foi dividido pelo tipo de medicação usada na indução.

Resultados:

Foram avaliados 90 pacientes. Não houve diferenças nas características basais de idade e doença de base. A taxa de rejeição aguda comprovada por biópsia foi maior no grupo sem indução (42,9%) em comparação aos grupos basiliximab (20%) e timoglobulina (16,7%), p = 0,04. A divisão das rejeições por compatibilidade mostra que os idênticos apresentaram menor taxa de rejeição (10%). O grupo haploidêntico sem indução apresentou as maiores taxas de rejeição (53,3%). No grupo distinto, todos foram induzidos e as taxas de rejeição foram semelhantes com basiliximab ou timoglobulina, p = NS. O uso de terapia de indução associou-se de forma independente a menor risco de rejeição (OR = 0,32 IC: 0,11-0,93, p = 0,036). Não houve diferenças na função renal aos 6 meses e sobrevida do paciente e enxerto nos três grupos.

Discussão:

Os pacientes haploidênticos sem indução foram os que apresentaram maiores taxas de rejeição aguda. O grupo de pacientes induzidos com timoglobulina apresentava maior risco imunológico, entretanto, eles mostraram baixas taxas de rejeição.

Conclusão:

O uso de terapia de indução resultou em menores taxas de rejeição em transplante com doador vivo.

Diferentes esquemas de indução para transplante renal com doador vivo

Comentários