J. Bras. Nefrol. 2015;37(3):399-409.

Cirurgia bariátrica e metabólica e complicações microvasculares do diabetes mellitus tipo 2 (DM2)

Ricardo Cohen, Fernando Pechy, Tarissa Petry, José Luis Correa, Pedro Paulo Caravatto, Carmen Tzanno-Martins

DOI: 10.5935/0101-2800.20150061

Introdução:

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é caracterizado por uma desregulação metabólica, originando complicações microvasculares, mais especificamente a retinopatia, nefropatia e a neuropatia. A prevenção e tratamento das complicações são alvo da farmacoterapia, porém, evidências demonstram que a cirurgia bariátrica/metabólica é superior ao melhor tratamento farmacológico, pois apresenta melhor controle da glicemia, hipertensão e dislipidemias.

Métodos:

Por meio de pesquisa no PubMed, são discutidas as recentes publicações que evidenciam o efeito positivo das intervenções cirúrgicas sobre as complicações microvasculares, como melhora da microalbuminúria e mesmo preservação de função renal.

Discussão:

Existem evidências de benefício das operações bariátricas/metabólicas sobre a nefropatia diabética. Os dados sobre retinopatia são ainda ambivalentes. Na literatura, há uma diferença significativa no benefício da cirurgia em neuropatia.

Conclusão:

Apesar de resultados surpreendentes e positivos, para que se estabeleça definitivamente o papel da cirurgia bariátrica/metabólica nas complicações micovasculares do DM2, há a necessidade de novos estudos randomizados controlados e prospectivos.

Cirurgia bariátrica e metabólica e complicações microvasculares do diabetes mellitus tipo 2 (DM2)

Comentários