J. Bras. Nefrol. 2015;37(3):418-21.

Rim pélvico de doador vivo-relacionado para transplante: relato de caso e revisão da literatura

Tobias August Siemens, Itamara Pereira Danucalov, Alexandre Tortoza Bignelli, Sílvia Regina Hokazono, Luiz Sérgio Santos, Fernando Meyer, Ziliane Caetano Lopes Martins, Miguel Carlos Riella

DOI: 10.5935/0101-2800.20150064

Introdução:

É cada vez maior a discrepância entre a fila de espera e a oferta para um transplante renal. Fica evidente a necessidade de se usar enxertos com critérios expandidos, como, por exemplo, rim pélvico, conforme relatamos a seguir.

Relato de caso:

Paciente masculino de 25 anos, com doença renal crônica estádio 5, recebe como enxerto rim pélvico do pai, 49 anos, com história prévia de hipertensão arterial sistêmica bem controlada e urolitíase há mais de 10 anos sem novos episódios. Função e anatomia do rim pélvico foram avaliadas com exames de imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintilografia. Após rejeição inicial tratada adequadamente, paciente apresenta boa evolução.

Conclusão:

Para aumentar oferta de rins para doação, é possível a utilização de rim pélvico, desde que adequadamente estudado no pré-operatório.

Rim pélvico de doador vivo-relacionado para transplante: relato de caso e revisão da literatura

Comentários