J. Bras. Nefrol. 2015;37(3):297-305.

Qualidade de vida de pacientes renais crônicos em diálise peritoneal e hemodiálise

Elizabeth Cristina Carpena Ramos, Iná da Silva dos Santos, Roberta de Vargas Zanini, José Maurício Grahl Ramos

DOI: 10.5935/0101-2800.20150049

Introdução:

Há controvérsias quanto à qualidade de vida (QV) de pacientes renais crônicos tratados com diferentes métodos dialíticos.

Objetivo:

Comparar a QV de pacientes renais crônicos em diálise peritoneal (DP) e hemodiálise (HD).

Métodos:

Estudo transversal nos três centros de diálise de Pelotas/RS. Pacientes em DP foram entrevistados após consulta mensal de rotina e os em HD, entre 1ª-2ª horas da sessão dialítica, com questionário estruturado. QV foi avaliada com Short-Form Health Survey (SF-36). Médias dos oito domínios do SF-36 foram comparadas entre os grupos.

Resultados:

Dos 345 pacientes elegíveis (63 em DP e 282 em HD), foram entrevistados 317 (8% de perdas/recusas). Cerca da metade nos dois grupos estava em diálise há no máximo 3 anos. Havia maioria de mulheres em DP e de homens em HD. Pacientes em DP relataram menos “dor” do que os em HD (escores médios 76,5 e 64,3, respectivamente; p = 0,0040). Não houve diferença nos demais domínios do SF-36.

Discussão:

A utilização de HD em Pelotas é um pouco menor que a detectada pelo Censo Brasileiro de Diálise (2011), sendo o uso de DP semelhante ao de alguns países europeus. Melhor escore no domínio “dor” entre pacientes em DP é consistente com o observado em outros estudos, embora haja também relatos de nenhuma diferença entre as modalidades e de vantagens da DP em outros domínios que não foram detectados no atual estudo.

Conclusão:

É semelhante a QV dos pacientes em DP ou HD, exceto no domínio dor, que foi menos intensa entre os pacientes em DP.

Qualidade de vida de pacientes renais crônicos em diálise peritoneal e hemodiálise

Comentários