J. Bras. Nefrol. 2015;37(3):333-40.

Percepção dos médicos sobre a formação adquirida durante a especialização em Nefrologia no Peru

Percy Herrera-Añazco, Luis Bonilla-Vargas, Adrian V. Hernandez, Manuela Silveira-Chau

DOI: 10.5935/0101-2800.20150053

Introdução:

No Peru, existem diferentes locais e currículos de ensino para a formação de especialistas em Nefrologia.

Objetivo:

Avaliar a percepção dos médicos que frequentam esse tipo de formação.

Métodos:

Análise descritivo-transversal sobre médicos que estavam nos últimos dois anos de formação em Nefrologia em fevereiro de 2012 e os que se formaram nos anos 2010 e 2011, em nível nacional. Utilizou-se um questionário autoaplicável desenvolvido com base em normas internacionais, juntamente com a Sociedade Peruana de Nefrologia. Este questionário explorou as seguintes áreas: ensino, treinamento clínico, procedimentos, rotações externas, pesquisa e percepção global.

Resultados:

Foram obtidas 40 respostas de um total de 49 médicos. 82,5% tinham tutores, 22,5% deles disseram que o apoio destes era deficiente. 27,5% descreveram a sua formação teórica como deficiente. A formação prática, é percebida como aceitável, no entanto sugerem melhoras na formação em diálise peritoneal, transplante renal e análise de biópsias. Um 90% tem rotações externas nacionais e 65% relataram ter uma rotação internacional. Quando se avaliou seu desempenho na área de pesquisas, 77,5% o considerou deficiente. Além disso, 82,5% acreditam que a residência deve durar quatro anos. No entanto, 60% informaram que sua residência é boa. Existe uma diminuição da percepção positiva dos aspectos estudados entre os residentes com relação aos graduados.

Conclusão:

A formação geral na especialização em Nefrologia é considerada boa para os residentes; no entanto, a área de tutoria, as atividades acadêmicas e de pesquisa são deficientes.

Percepção dos médicos sobre a formação adquirida durante a especialização em Nefrologia no Peru

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