J. Bras. Nefrol. 2008;30(3 suppl. 3):209-11.

Tema Livre Enfermagem

TL001

Prevalência de insuficiência renal aguda (IRA) como motivo de admissao de pacientes pediátricos na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) de um hospital da rede privada da cidade de Sao Paulo

MOURA MJ(1); SILVA V(1); BRAGA C(1); DE DEUS RB(2); FERRAZ RR(1,2)

Universidade Nove de Julho – UNINOVE(1)
GEN – Grupo de Estudos em Nefrologia(2)

INTRODUÇAO: A IRA é a perda rápida da funçao renal, resultando em retençao de produtos de degradaçao nitrogenados (uréia e creatinina) e nao-nitrogenados, que sao normalmente excretados pelo rim. Dependendo da seriedade e da duraçao da disfunçao renal, este acúmulo é acompanhado por distúrbios metabólicos tais como acidose metabólica (acidificaçao do sangue) e hipercalemia (níveis elevados do potássio), mudanças no balanço hídrico corpóreo e efeitos em outros órgaos e sistemas. É uma condiçao grave e que deve ser tratada como emergência médica.
OBJETIVO: Verificar a prevalência de IRA como motivo de admissao de pacientes na UTIN de um hospital privado da zona sul da cidade de Sao Paulo.
CASUISTICA E MÉTODO: Os dados deste trabalho foram obtidos através do levantamento de prontuários no período de 04/04/08 à 25/04/08.
RESULTADOS: No período, totalizamos 19 admissoes com os seguintes diagnósticos: Síndrome de Edwards (5%), Bronquiolite (10%), Trauma Crânio-Encefálico (5%), Cetoacidose (5%), Febre a esclarecer (5%), Pós-Operatório de Correçao Interventricular (5%), Broncoaspiraçao (10%), Sepse (5%), Cardiopatia Congênita (5%), Desconforto Respiratório (10%), Fratura de Clavícula (5%), Hipertrofia de Tonsilas Faríngeas (5%) e Choque Séptico (5%). Ainda, pudemos observar que, no período do estudo, 10% das internaçoes foram geradas por IRA. De todas essas internaçoes, 63% obtiveram alta hospitalar, sendo que os indivíduos acometidos por IRA foram encaminhados para programas de diálise (37% permaneceram internados).
CONCLUSAO: Este breve trabalho, embora realizado com um número reduzido de indivíduos demonstrou que a IRA representa 10% das causas de internaçao primária em UTIN. Um maior tempo de observaçao seria importante para avaliar se houve progressao para IRA dos pacientes com outros diagnósticos primários. Trabalhos que arrolassem um maior número de indivíduos, além de um maior tempo de observaçao, seriam importantes para se obter a real prevalência desta complicaçao renal como causa de internaçao em UTIN.


TL002

Perfil diagnóstico de pacientes em diálise peritoneal segundo o modelo conceitual de horta e a taxonomia II da nanda

FABRICIO DE ANDRADE GALLI(1); DACLE VILMA CARVALHO(2); SELME SILQUEIRA DE MATOS(1); ALEXANDRA DIAS MOREIRA(2); VANESSA CALAZANS VIANA(2)

Hospital Felício Rocho(1)
EEUFM(2)

O presente estudo contemplou a utilizaçao do Processo de Enfermagem, fundamentado nos referenciais teóricos de Wanda de Aguiar Horta e da Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), com os seguintes objetivos: traçar o perfil demográfico e epidemiológico dos pacientes e estruturar os diagnósticos de enfermagem segundo taxonomia da NANDA. Trata-se de um estudo descritivo exploratório que foi realizado em um hospital de grande porte de Belo Horizonte – MG, sendo que a populaçao constituiu-se dos 20 instrumentos de coleta de dados (Históricos de enfermagem) utilizados pelos enfermeiros durante a consulta de enfermagem dos pacientes em diálise peritoneal. A coleta de dados foi realizada nos meses de junho e julho de 2006 durante as consultas de enfermagem. Após a coleta e registro dos dados, estes foram tratados utilizando-se recursos de informática (banco de dados) os dados foram analisados através de estatística descritiva, e os resultados apresentados em figuras e tabelas e discutidos à luz da Teoria das necessidades humanas básicas de Horta e Taxonomias dos diagnósticos da NANDA. Pela análise dos registros dos enfermeiros no Histórico permitiu identificar 12 diagnósticos de riscos e 26 reais. Estes diagnósticos foram agrupados em 8 Domínios e 13 Classes. Observou-se uma predominância de diagnósticos no Domínio segurança/proteçao o diagnóstico Risco para Infecçao. Além disso, podese identificar que o maior percentual de pacientes é do sexo feminino, com idade entre 40 e 60 anos, e tinham como fonte mantenedora dos custos médicohospitalares, o Sistema Unico de Saúde (SUS). A primeira causa para Insuficiência Renal Crônica (IRC) foi Hipertensao arterial em 45% dos pacientes, seguido das Glomérulos Nefrites (25%) e Diabetes Mellitus (DM) como a terceira causa(20%). Sendo que todos os pacientes que apresentaram (DM) com primeira causa, possuem HAS associada. Em Glomerulonefrites associadas a outras causas, encontramos Lúpus Eritematoso Sistêmico com (5%) e Tuberculose Renal, representando (5%). Desse modo, verifica-se que a Sistematizaçao da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das açoes de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro. Permite a continuidade e a integralidade do cuidado humanizado e a valorizaçao do enfermeiro. Além disso, esperamos que os resultados aqui encontrados estimulem enfermeiros a implantar um modelo de assistência de enfermagem, utilizando o histórico de enfermagem e as fases do processo de enfermagem assim como a Taxonomia da NANDA para diagnósticos de Enfermagem, bem como, pesquisas sobre o tema.


TL003

Infecçao de cateter temporário duplo lúmen para hemodiálise : implicaçoes para a assistência de enfermagem

SILVA, MIL(1); SANTOS, JMM(1); ALVES, L(1)

CDR(1)

As complicaçoes infecciosas nos cateteres dos pacientes com insuficiência renal submetidos ao tratamento hemodialítico representam desafios importantes para os profissionais da saúde. Objetivou-se neste trabalho avaliar a ocorrência de infecçoes em pacientes com insuficiência renal submetidos à hemodiálise por meio do cateter temporário duplo-lúmen, promovendo a interaçao e o equilíbrio entre a abordagem clínica e epidemiológica e criar subsídios que possam contribuir para a prevençao e controle da infecçao. Para tanto, utilizou-se estudo descritivo que avaliou retrospectivamente os pacientes que implantaram cateter duplo lúmen de janeiro a junho de 2007, além da avaliaçao clínica e de prontuários, levantamento bibliográfico de caráter qualitativo, além da consulta virtual em bases indexadas. Os registros mostraram que foram implantados 138 cateteres duplo-lúmen, sendo 69 pacientes do sexo masculino (50%). Foram registradas 29 (21,01%) infecçoes no período de jan/jun de 2007, correspondendo a 19 (13,7%) pacientes infectados portadores de IR em tratamento hemodialítico por meio do CTDL. Os dados biográficos relativos ao sexo, apontam que 8 (42,1%) sao do sexo masculino e 11 (57,9%) do sexo feminino. Verificou-se que dos infectados 8 (42,1%) eram do sexo masculino e 11 (57,9%) do sexo feminino. A reincidência de infecçao foi investigada, obtendo o resultado de 10 pacientes ( %) tiveram infecçao 1 vez, seguido de 8 ( % ) com dois episódios de infecçao e 1 ( % ) com três episódios de infecçao. Conclui-se que é de suma importância à assistência sistematizada e protocolada dos cuidados de enfermagem ao paciente em uso de acesso temporário, visando a qualidade e tempo hábil à maturaçao do acesso definitivo. Sendo a manipulaçao um cuidado de enfermagem e de responsabilidade destes profissionais o manuseio adequado, seguindo técnica previamente protocolada.


TL004

Relaçao entre nao aderência e a fonte de origem da medicaçao nos pacientes em HD

DOMINGOS, ES(1); COUTINHO, RCS(1); AOKI, MVS(1); SILVA, CF(1); COUTO, JL(1); CASTRO, MCM(1)

Instituto de Nefrologia de Taubaté(1)

OBJETIVO: O impacto da fonte de origem da medicaçao (med) na aderência ao tratamento é pouco estudado. Nós avaliamos essa relaçao em pacientes em HD em um centro único de tratamento.
MÉTODOS: 65 pac (37M, 28F) com 49±13 anos, em HD há 50±21m foram submetidos a questionário com 35 perguntas relacionadas às medicaçoes utilizadas. A resposta foi espontânea nao sendo confirmada a veracidade. Paralelamente, os pacientes foram estratificados nas classes econômicas A, B, C, D e E de acordo com os critérios da Assoc Bras de Empresas de Pesquisa-versao 2003.
RESULTADOS: O nível de escolaridade foi primário 51%, secundário 47% e universitário 2%. O perfil econômico foi classe B 2%, C 24%, D 63% e E 11%. O nº de drogas prescritas foi de 8,7±2,1 e o nº de comprimidos/d foi de 18,4±7,5. 100% dos pac têm acesso a med via Sistema Público (SP), sendo que em 18% essa é a única fonte da med; 82% adquirem alguma med em farmácias privadas e 54% deixam de tomar a med quando nao está disponível no SP. Apenas 14% avisam o médico sobre a falta da med no SP e 81% nunca avisam o médico. 29% deixam de tomar med pois acham que algumas fazem mal e 27% porque crêem que algumas med nao funcionam. 64% referem que tomar med é cansativo e 48% se sentem desestimulados para o uso regular da med.
CONCLUSOES: Nossos resultados mostram que o problema da aderência passa pela disponibilidade das med, pelo desestimulo ao uso regular, motivado por efeitos colaterais e crença na ineficiência, que associada ao alto nº de cp nao motiva o pac a comunicar o médico para substituir as med nao disponíveis no SP.


TL005

Relaçao entre nao aderência medicamentosa, escolaridade e depressao em HD

AOKI, MVS(1); DOMINGOS, ES(1); COUTINHO, RCS(1); SILVA, CF(1); CASTRO, MCM(1).

Instituto de Nefrologia de Taubaté(1)

OBJETIVOS: Aderência a medicaçao (med) é problema freqüente em diálise, sendo esse aspecto pouco estudado. Neste estudo avaliamos possíveis causas de nao aderência em pacientes em HD em um centro único de tratamento.
MÉTODOS: 65 pac (37M e 28F) com idade de 49±13 anos em HD há 50±21m foram submetidos a questionário composto de 35 perguntas relacionadas às med utilizadas. A resposta foi espontânea na sendo confirmada a veracidade. Paralelamente, os pacientes foram avaliados pelo Inventário de Beck (IB) e escore >15 foi considerado indicativo de depressao.
RESULTADOS: O nível de escolaridade foi primário em 51%, secundário em 47% e universitário em 2%. 80% dos pac declararam que separam sua med, 66% nao pedem ajuda para essa tarefa. 39% referem que conhecem o nome de todas as med e 55% apenas de algumas. 83% pegam a med para tomar e 54% esquecem de tomar med. 72% crêem que o nº de med e comprimidos (cp)/d é alto e 57% acham que o médico poderia reduzir esse nº. 47% responderam espontaneamente tomar 10,3±4,2 cp/d enquanto o nº prescrito era de 16,7±6,6 cp/d, divididos entre 8,5±2,2 med diferentes. 77% tomam med 3 ou mais x/d e 29% deixam de tomar med pois acham que o nº de cp é alto. 64% afirmaram que tomar med é cansativo e 48% se sentem desestimulados para o uso regular da med. Entretanto, apenas 25% dos pac apresentavam IB>15.
CONCLUSOES: Nossos resultados mostram que: 1) o nº de med, cp e tomadas /d devem ser reduzidos ao mínimo possível na tentativa de aumentar a aderência; 2) perfil depressivo nao parece influenciar na aderência e 3) mais estudos sao necessários para avaliar a influência da escolaridade na aderência.


TL006

Padrao de saúde dos graduandos de enfermagem: uma análise das condiçoes de ingesta hídrica e eliminaçao vesical

ARAUJO, S.T.C. DE(1); SILVA, L.M(1)

Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ(1)

A pesquisa tem como objetivos: investigar o padrao de ingesta hídrica e eliminaçao vesical dos graduandos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN); reconhecer os fatores que interferem nesses padroes e avaliar comparativamente os resultados de urina (EAS), após orientaçoes de auto-cuidado.
METODOLOGIA: estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Sujeitos: acadêmicos de enfermagem da EEAN. Resultados preliminares: foram entrevistados até o momento 16 acadêmicos, e a pesquisa mostrou que 18,75% dos acadêmicos relataram alteraçoes no padrao de micçao, como retençao urinária, ardência e prurido. Em 87,5% dos entrevistados foi encontrado padrao de ingesta abaixo do adequado, considerando o mínimo de 1L a 1,5L/dia. Os principais fatores intervenientes listados por eles foram: as condiçoes precárias de higiene e conservaçao dos banheiros da universidade; falta de bebedouros; falta de tempo para ingesta e eliminaçao e inexistência de intervalo em muitas aulas. Quanto à análise do EAS, 37,5% dos acadêmicos apresentaram leucócitos moderados, e 31,25% apresentaram sangue hemolisado ou nao hemolisado na urina. Cabe ressaltar que a presença de sangue e/ou leucócitos pode indicar a presença de lesoes inflamatórias, infecciosas ou traumáticas no trato urinário. E 25% apresentaram cetona na urina, o que normalmente nao é detectável. A maioria (62,5%) dos acadêmicos relatou possuir, ou já ter possuído algum tipo de distúrbio ou desconforto urinário. E considerando a faixa etária dos entrevistados que está entre 21 e 29 anos, este é um fator preocupante. Somado ainda ao fato de alguns destes alunos terem apresentado alteraçao na análise bioquímica da urina, e as condiçoes do ambiente acadêmico agravando ainda mais estas condiçoes, podemos concluir que, é necessário haver um reajuste no estilo de vida dos entrevistados. Assim como melhorias nas condiçoes do ambiente acadêmico, pois todas estas condiçoes aliadas poderao aumentar a incidência de distúrbios urinários no grupo em estudo.


TL007

O perfil do cuidador na prática do cuidado domiciliar ao paciente portador de insuficiência renal crônica em tratamento de diálise peritoneal

FUERBRINGER, R; (1); PASQUAL, D; (1); IMAI, TAL; (1); BALCHAK, MN(1); MORAES, TP(1)

Clinica de Doencas Renais(1)

INTRODUÇAO: Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia há aproximadamente 6770 pacientes em diálise peritoneal (DP) no Brasil. Uma das vantagens da DP é a possibilidade de ser realizada no domicílio. Entretanto, para pacientes impossibilitados de realizar seu tratamento, a presença de um cuidador treinado para realizar o procedimento é necessário. O envolvimento do cuidador com um paciente crônico, expoe a pessoa a estresse. O impacto desta mudança na vida do cuidador é pouco conhecida.
OBJETIVOS: Avaliar características gerais do cuidador do paciente em DP e o impacto desta atividade na sua vida.
MÉTODO: Estudo transversal onde um questionário foi submetido a 25 cuidadores dos pacientes em um clínica de doenças renais. Os critérios de inclusao foram (1) exercer a funçao de cuidador de um paciente em DP por um período mínimo de 30 dias e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.
RESULTADOS: Em nosso serviço 40 % dos pacientes necessitam da presença de um cuidador para realizar a DP. Foram 25 cuidadores a responder o questionário sobre a qualidade de vida. Destes 75% sao do sexo feminino, 87 % habitam no mesmo domicílio, todos têm algum grau de parentesco. A idade de 75% dos cuidadores encontra-se entre os 20 e 60 anos, faixa etária de maior atividade econômica, porém 20% declararam interferir em sua atividade profissional. Somente 16% sao remunerados. Exercem a funçao há mais de um ano 75% dos cuidadores, e 20% relataram nao estarem satisfeitos com essa funçao. Quase metade (46%) nao tem outra pessoa com quem dividir o cuidado.
CONCLUSAO: O cuidador tem fundamental importância no tratamento do paciente. A tendência é focarmos a atençao na saúde e bem estar do mesmo, porém o cuidador sacrifica sua vida pessoal e profissional para disponibilizar seus cuidados. O treinamento de mais de um membro da família é uma das opçoes para dividir a responsabilidade e o estresse físico e psicológico do cuidador, e deve ser realizado sempre que possível. É importante que a equipe esteja atenta aos sinais demonstrados pelo cuidador, pois isso também vai refletir no cuidado. É necessário acompanhamento multidisciplinar nao só pelo paciente mais também pela situaçao de vida com a qual o cuidador se depara. O fato de serem em sua maioria adultos em idade de maior produçao acarreta ônus para toda a família que passa a ter seu rendimento limitado.


TL008

Campanha de prevençao da doença renal: perfil de saúde dos funcionários de um hospital filantrópico, Vitória – ES, em 2008

MACHADO, RM(2); SILVA, TD(2); COSTA, RA(2); PRIMO, CC(1); SOUZA, PL(1)

Universidade Federal do Espírito Santo(1)
AFECC – Hospital Santa Rita de Cassia(2)

INTRODUÇAO: no mundo, cerca de 1,5 milhoes de pessoas sobrevivem através de terapias de substituiçao renal (diálise ou transplante renal), e a estimativa é de que esse número deve dobrar nos próximos 10 anos. A Doença Renal Crônica geralmente evolui para doença terminal, entretanto, se a detecçao for precoce e houver uma intervençao imediata, pode-se prevenir a doença ou retardar o seu desenvolvimento.
OBJETIVO: identificar os fatores de risco para doença renal em trabalhadores.
METODOLOGIA: foi realizada uma pesquisa descritiva transversal em um hospital filantrópico de Vitória/ES. A amostra foi formada por 542 funcionários (53,50% do quadro total) que participaram voluntariamente da “I Campanha de Prevençao da Doença Renal”, ocorrida em março de 2008. Utilizou-se um formulário adaptado da campanha “Previna-se”, da Sociedade Brasileira de Nefrologia para coleta de dados. As variáveis foram: idade, gênero, convênio e município de residência; medida da pressao arterial, Indice de Massa Corpórea (IMC), creatinina, glicemia e urinálise. Realizado análise de forma descritiva através de freqüências relativas e absolutas.
RESULTADOS: dos 542 funcionários 51,3% possuem idade entre 15-30 anos e 32,8% tem 31-45 anos; o gênero predominante foi o sexo feminino (69,5%); 75,6% possuem convênio médico e quanto ao município de origem 47,4% residem em Vitória. Em relaçao aos exames: 87,4% tiveram medida de pressao arterial normal e 12,36% alterados; quanto ao IMC: 50% estavam normais e 49% com alteraçoes, sendo 32,1 % sobrepeso, 10,14% obesidade grau I, 3,87% obesidade grau II; 1,8% desnutriçao, 0,92% obesidade grau III e 1% nao realizaram a antropometria. A maioria apresentou valores de creatinina, glicemia e urinálise dentro dos parâmetros normais, 98,2%, 91,3% e 63,65% respectivamente.
CONCLUSAO: evidenciou-se que 70,5% da amostra tiveram algum tipo de alteraçao, e 26,75% mais de um parâmetro clínico alterado. Logo, é de grande importância à introduçao de práticas educativas, para sensibilizaçao dos trabalhadores e adoçao de hábitos saudáveis, tornando-o um agente multiplicador no âmbito hospitalar e comunitário.


TL009

Perfil das residências dos pacientes em inicio de programa de diálise peritoneal. registro multicêntrico PD.Focus

MEDEIROS, MF(1); XAVIER, A(1); APOCALYPSE, S(7); FONTINHA, C(1); LOBATO, MP(1); KIPPER, V(1); FURTADO, A(2); GERVAZONI, G(1); CAVALCANTE, MC(6); CAVALCANTE, C(8); FROTA, MS(9); SOUZA, J(4); CARVALHO, V(1); SOLANO, R(1); ZANARDI, S(1); CAPELLA, R(1); MENEGET, C(1); ANDRADE, P(1); AMORIN, V(3); FERREIRA, K(5); PINHEIRO, V(8); RODRIGUES, P(10)

CDR(1)
Prontorim(2)
Pronefron(3)
Nephron(4)
Clinica do Rim(5)
Nefroclinica(6)
Instituto Mineiro de Nefrologia(7)
Cetene(8)
CDR Piaui(9)
Unirim(10)

OBJETIVO: Avaliar as características das residências de pacientes em inicio de programa de DP e comparar eventuais diferenças entre os domicílios nas regioes nordeste e sudeste do Brasil.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo retrospectivo, multicêntrico, descritivo, com abordagem quantitativa de 913 visitas domiciliares (VD), realizadas pela enfermagem de 18 unidades de DP durante o período de Jan /2001 a Maio /2008, cujos dados foram e processadas pelo software Renal Manager DPr.
RESULTADOS: As principais características foram: Residência: Tipo: Casa de Alvenaria n=793(87%), sapê n=3(0,3%) e apartamentos n=117(13%); Paredes: estavam adequadas(87%), infiltradas(6%) e com mofo(7%); Piso era de: Cimento(12%), carpete(1%), frio(65%), chao batido(0,9%) e taco(21%); As Ruas eram de: Asfalto(65%), paralelepípedo(21%), chao batido(13%) e meio rural(4%); O suprimento de água era feito através da: Rede pública(94%), poço(5%) e outros(1%); O número de habitantes /moradia foi: 1 pessoa(3%), 2 pessoas (22%), 3 pessoas(75%). Presença de animais domésticos foi constatada em 45% das VDA. A Higiene ambiente mostrou-se adequada(86%), necessitava de orientaçao de limpeza(11%) e estava inadequada(3%); O local de armazenamento das bolsas mais usado foram à garagem(7%), quarto(57%), armários(6%) e local indefinido(30%); Os Locais para a realizaçao das trocas eram: quarto individual(38%), quarto compartilhado(49%) e exclusivo(13%); A lavagem das maos era realizada em pias no local da troca(22%), banheiro conjugado(38%) ou fora do local(40%).
CONCLUSAO: Este estudo mostrou que, em sua maioria, as condiçoes das residências estavam adequadas para a realizaçao DP (estrutura, água tratada e higiene domiciliar), provavelmente em funçao de seleçao prévia de pacientes. Os itens armazenamento, quarto compartilhado e local de lavagem das maos, pela sua freqüência, foram os principais focos atençao dos enfermeiros. A análise das regioes Nordeste e Sudeste mostrou somente diferenças em relaçao à presença de pias no ambiente da troca (Nordeste 51%; Sudeste 18%) e ruas de paralelepípedo (Nordeste: 56%; Sudeste: 13%). Nao houve diferença nos demais aspectos avaliados.


TL010

Contribuiçao da visita domiciliar continuada para a identificaçao de fatores de risco no ambiente de realizaçao da diálise peritoneal – registro multicêntrico PD.Focus

ALVES, F(1); MEDEIROS, MF(1); KIPPER, V(1); FURTADO, A(2); CARVALHO, V(1); SOLANO, R(1); ZANARDI, S(1); CAPELLA, R(1); GERVAZONI, G(1); XAVIER, A(1); FONTINHA, C(1); LOBATO, MP(1); MENEGET, C(1); ANDRADE, P(1); AMORIM, V(3); SOUZA, J(4); FERREIRA, KA(5); CAVALCANTE, MC(6); APOCALYPSE, S(7); CAVALCANTE, C(8); PINHEIRO, V(8); FROTA, MS(9); RODRIGUES, P(10)

CDR(1)
Prontorim(2)
Pronefron(3)
Nephron(4)
Clinica do Rim(5)
Nefroclinica(6)
Instituto Mineiro de Nefrologia(7)
Cetene(8)
CDR Piauí(9)
Unirim(10)

INTRODUÇAO: O controle do ambiente doméstico e da execuçao da técnica de DP no domicílio é um meio importante para a prevençao de complicaçoes infecciosas do tratamento.
OBJETIVO: Demonstrar a prevalência fatores de risco para a DP no ambiente domiciliar e estudar sua correlaçao com o desenvolvimento de peritonite.
MATERIAL E MÉTODOS: Estudo retrospectivo, multicêntrico, descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvida a partir dos dados coletados durante 805 VDC de pacientes tratados com CAPD ou DPA, de 18 Unidades do Brasil, no período de janeiro de 2007 a maio de 2008. Estes dados foram analisados com o auxilio do software Renal Manager DPr.
RESULTADOS: Nas VDC realizadas foram detectadas 107 ocorrências de técnica incorreta com a seguinte distribuiçao: A lavagem das maos 41(38,31%), falhas no ambiente de troca 25(23,4%), armazenamento do material com 23(21,5%) e técnica de conexao inadequada 18(17%). Nestas ocorrências, 4 pacientes apresentaram 2 falhas, cada, e 1 paciente, sozinho, apresentou 4 incorreçoes. No total, ocorreram 17 episódios de peritonites, cujas causas foram associadas a: 1) Lavagem das maos inadequada 10(42%), 2) Ambiente de troca 7(29,2%) 3) Armazenamento incorreto do material 3(12,5%) e 4) Contaminaçao durante a conexao ao sistema em 4(16.7%), totalizando 24 causas.
CONCLUSAO: A incapacidade do paciente realizar a DP dentro das normas de segurança ensinadas durante o treinamento freqüentemente está associada ao desenvolvimento de peritonite. A necessidade da enfermagem manter um programa de educaçao continuada associada a uma rotina de realizaçao de VDC, é um meio importante para preservar o conhecimento sobre o tratamento e prevenir o surgimento de complicaçoes infecciosas.


TL011

Levantamento de índices de ansiedade e depressao em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise

LEONARDI, CM(1); MACHADO, PGP(1); CHEN, B(1); LIMA, EC(1); SPINETTI S(1); MELARAGNO, CS(1); LUCONI. PS(1)

Clinica Paulista de Nefrologia Dialise e Transplante LTDA(1)

O diagnóstico de uma doença crônica traz ao paciente, sintomas psicológicos, principalmente ansiedade e depressao, que tendem a se exacerbar no início.
OBJETIVOS: Levantar os índices de ansiedade e depressao nos pacientes submetidos a hemodiálise em uma unidade satélite de tratamento dialítico.
MATERIAL E MÉTODOS: Aplicaçao da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressao (HADS) para caracterizaçao dos sintomas. É uma escala de auto-preenchimento largamente empregada em doentes (hospitalares e ambulatoriais) com 2 sub-escalas independentes: HADS-A (ansiedade) e HADS-D (depressao). Foi elaborada de forma a permitir a mensuraçao da gravidade dos sintomas ansiosos e depressivos. Para facilitar a interpretaçao, as pontuaçoes obtidas sao categorizadas em grupos: BAIXA (0-7); MÉDIA (8-10) e ELEVADA (11-21). Apesar da escala ser de auto-preenchimento, a psicóloga permaneceu ao lado de cada paciente durante sua aplicaçao, assinalando as alternativas escolhidas pelo paciente Resultados: 157 pacientes preencheram a escala, sendo 79 (50%) do sexo masculino. No que se refere à ansiedade, 126 (80%) pacientes apresentaram escore baixo, 15 (10%) apresentaram escore médio e 16 (10%) apresentaram escore elevado de ansiedade. Nao houve diferença nos escores de ansiedade entre os sexos. No que se refere à depressao, 129 (82%) pacientes tiveram escore baixo para depressao, 14 (9%) apresentaram escore médio e 14 (9%) pacientes apresentaram escore elevado para depressao. Nao houve diferença entre os sexos. Dos 157 pacientes avaliados, 20 (13%), apresentaram escore positivo para ansiedade e depressao, concomitantemente.
CONCLUSAO: A maioria dos pacientes nao apresenta escores significativos para ansiedade e/ou depressao. Os pacientes com escores significativos para ansiedade e/ou depressao, foram encaminhados para avaliaçao psiquiátrica e acompanhamento psicológico. Esta escala será reaplicada continuamente, com intervalo de seis meses.


TL012

Incidência de infecçoes nos procedimentos de diálise peritoneal ambulatorial (dpa) e sua correlaçao com o aumento dos gastos em uma unidade satélite

LIMA, EC (FALTAM ALGUNS AUTORES)

Centro Universitário Sao Camilo(1)

Complicaçoes infecciosas apresentam impacto significativo na morbi-mortalidade dos pacientes renais crônicos submetidos à DPA, e também um considerável impacto financeiro nas unidades satélites.
OBJETIVOS: Identificar e analisar os principais fatores relacionados à ocorrência de infecçoes na DPA e seu custo.
MATERIAL E MÉTODO: Análise retrospectiva dos prontuários dos pacientes em DPA que apresentaram peritonite, infecçao de óstio e/ou infecçao de túnel entre 7/2005 e 7/2006 em relaçao aos seguintes fatores: idade, tempo em diálise, hematócrito, albumina sérica e tratamento. Os eventos foram considerados excludentes. Para análise de custos, todos os eventos foram incluídos. Analisou-se as seguintes variáveis: antibiótico empregado, honorários médicos, custos com implante e retirada de cateter.
RESULTADOS: Dos 85 pacientes em DPA, 35 (41%) apresentaram episódios infecciosos, com idade média de 61anos, (dp=12,31), tempo de tratamento 24,3 meses (dp=23,44), 9 (30%), manifestaram HT menor ou igual a 33%, 21 (70%) com albumina sérica menor ou igual 3,5 mg. 30 (35,3%) apresentaram peritonite sendo: 15 (50%) por Staphylococcus aureus e 5 (16,7%) tiveram cultura negativa, apesar das manifestaçoes clínicas de infecçao. Destes 30 episódios, 10 (33,3%) manifestaram um 2º episódio no período analisado e 5 (16,7%) um 3º episódio. 3 (3,5%) apresentaram infecçao de óstio com as seguintes culturas: Escherichia coli, Pseudomonas sp e Staphylococcus epidermidis. Apenas 2 (2,3%) tiveram infecçao de túnel (Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis). O custo total de tratamento foi de R$ 9.115,90 (antibioticoterapia R$ 4.375,90) para a unidade de diálise.
CONCLUSAO: Os agentes mais freqüentes na ocorrência de infecçao foram os agentes gram positivos e implicaram para a unidade de diálise num acréscimo de R$ 9.115,90 aos gastos previstos. A prevençao de infecçao nos procedimentos de diálise ambulatorial é um desafio prioritário a ser conquistado no curto prazo.

Tema Livre Enfermagem

Comentários