J. Bras. Nefrol. 2016;38(1):9-14.

Inflamação renal, alterações metabólicas e oxidativas após 6 semanas de dieta de cafeteria em ratos

Maria Eugênia Lopes Navarro, Klinsmann Carolo dos Santos, André Ferreira do Nascimento, Fabiane Valentini Francisqueti, Igor Otávio Minatel, Damiana Tortolero Pierine, Renata Azevedo de Melo Luvizotto, Ana Lúcia A. Ferreira, Dijon Henrique Salomé de Campos, Camila Renata Corrêa

DOI: 10.5935/0101-2800.20160003

Introdução:

A obesidade é uma doença em que a inflamação está inteiramente envolvida e pode causar insuficiência renal.

Objetivo:

Avaliar a influência da exposição a curto prazo de uma dieta de cafeteria sobre a inflamação no tecido renal e a formação de produtos de glicação avançada (AGEs) no plasma de rato.

Métodos:

Ratos Wistar machos (10 semanas de idade, pesando 350 g) foram designados para receber dieta de ração comercial (C; n = 8 animais/grupo, 5% de energia a partir de gordura) ou dieta de cafeteria (CAF-D, n = 8 animais/grupo: 29% de energia de gordura) e de sacarose em água (300 g/L) de beber durante 6 semanas.

Resultados:

Índice de adiposidade em seis semanas foi maior no grupo CAF-D em comparação com C. O mesmo comportamento foi observado para os níveis plasmáticos de glicose, triglicerídeos, leptina, insulina e AGEs. A expressão do gene de IL-6 e TNF-α em tecido renal foi maior no grupo D-CAF e nenhuma diferença significativa no tecido adiposo. Não houve aumento destas citocinas no plasma ou rim. Houve uma diminuição significativa de adiponectina no grupo CAF-D.

Conclusão:

A exposição a curto prazo da CAF-D reflete alterações no metabolismo, aumento dos níveis plasmáticos de AGEs, o que pode refletir o aumento expressão de citocinas inflamatórias no rim.

Inflamação renal, alterações metabólicas e oxidativas após 6 semanas de dieta de cafeteria em ratos

Comentários