J. Bras. Nefrol. 2016;38(1):132-6.

Síndrome TINU: revisão de literatura à propósito de um caso

Marcelo A. Pinheiro, Matheus B. C. Rocha, Beatriz Oliveira Neri, Isabelle Oliveira Parahyba, Luis A.R. Moura, Claudia Maria Costa de Oliveira, Marcos Kubrusly

DOI: 10.5935/0101-2800.20160019

Introdução:

A síndrome nefrite tubulointersticial e uveíte (síndrome TINU) é uma entidade clínica incomum e a maioria dos pacientes são adolescentes e mulheres jovens. O caso relatado a seguir refere-se a uma paciente idosa com manifestações oftalmológicas que antecederam às renais, sendo provavelmente o primeiro caso descrito no Brasil.

Relato de Caso:

Paciente feminina, 60 anos, procurou atendimento médico por queixa de “olhos vermelhos”. Três meses após o primeiro episódio do quadro ocular, a paciente cursou com sintomas sistêmicos e disfunção renal. A biópsia renal evidenciou nefrite tubulointersticial com sinais de atividade.

Discussão:

A fisiopatologia da síndrome TINU permanece pouco entendida, provavelmente envolvendo a imunidade celular e humoral. Essa síndrome pode ser diferenciada de condições sistêmicas associadas à uveíte e à nefrite, sendo necessária a exclusão de outras doenças antes de se confirmar seu diagnóstico, especialmente na presença de achados oftalmológicos.

Conclusão:

A suspeição clínica e o conhecimento do manejo desta patologia por nefrologistas, internistas e oftalmologistas são mandatórios no tratamento do paciente com Síndrome TINU.

Síndrome TINU: revisão de literatura à propósito de um caso

Comentários