J. Bras. Nefrol. 2016;38(3):288-95.

Os níveis de PTH estão relacionados com estresse oxidativo e inflamação em pacientes renais crônicos em hemodiálise?

Marcel Jaqueto, Vinicius Daher Alvares Delfino, Chiara Cristina Bortolasci, Decio Sabbatini Barbosa, Helena Kaminami Morimoto, Raquel Ferreira Nassar Frange, Larissa França Fontoura Ferreira, Fernanda Burle dos Santos Guimarães

DOI: 10.5935/0101-2800.20160045

Introdução:

Pacientes com doença renal em estágio terminal têm níveis de inflamação e estresse oxidativo maiores do que a população geral. Muitos fatores contribuem para isso, e o hormônio paratireoidiano (PTH) é um deles.

Objetivo:

Estudo foi realizado para avaliar a relação entre os níveis de PTH e níveis de inflamação e estresse oxidativo em pacientes em hemodiálise.

Métodos:

estudo transversal com pacientes de duas unidades de hemodiálise de Londrina, Brasil. Pacientes com condições causadoras de inflamação e estresse oxidativo foram exclusos. Níveis plasmáticos de PTH e parâmetros bioquímicos de inflamação (interleucina 1 e 6, fator de necrose tumoral alfa) e estresse oxidativo (capacidade antioxidante plasmática total, dialdeído malônico, hidroperoxidação lipídica, produtos avançados da degradação proteica, quantificação de metabólitos de óxido nítrico e 8-isoprostano) foram dosados antes da sessão de hemodiálise. Realizou-se análise de correlação entre os níveis de PTH – tanto como variável continua como variável categórica em tercis – e os parâmetros de inflamação e estresse oxidativo.

Resultados:

Não houve correlação do PTH com nenhum dos parâmetros testados, nem como variável contínua, nem como categórica.

Conclusão:

Neste estudo descritivo, os resultados sugerem que a inflamação e o estresse oxidativo em pacientes em hemodiálise provavelmente tem origem em mecanismos que não incluem o hiperparatireoidismo secundário.

Os níveis de PTH estão relacionados com estresse oxidativo e inflamação em pacientes renais crônicos em hemodiálise?

Comentários