J. Bras. Nefrol. 2017;39(1):15-22.

Variabilidade diária do gasto energético de repouso em pacientes com lesão renal aguda em tratamento dialítico

Cassiana Regina de Góes, Ana Claudia Soncini Sanches, André Balbi, Daniela Ponce

DOI: 10.5935/0101-2800.20170003

Introdução:

É imprescindível a correta estimativa do gasto energético de repouso (GER), que pode apresentar considerável variação diária no paciente crítico com lesão renal aguda (LRA).

Objetivo:

Avaliar a variabilidade diária do GER medido por calorimetria indireta (CI) em pacientes com LRA e indicação dialítica e identificar as variáveis clínicas associadas ao GER.

Métodos:

O GER foi medido no dia da indicação do procedimento dialítico e nos quatro dias subsequentes. Também foram avaliados parâmetros que podem influenciar o GER. As diferenças diárias foram analisadas pelo modelo linear generalizado para medidas repetidas, com distribuição gama, além da correlação de Spearman e regressão linear múltipla.

Resultados:

Foram 301 medidas de CI realizadas em 114 pacientes, com idade de 60,65 ± 16,9 anos e 68,4% do sexo masculino. O GER médio foi de 2081 ± 645 Kcal, com aumento no dia 5 (2270 ± 556 Kcal), quando comparado aos dias 2 e 3 (2022 ± 754; 2022 ± 660 kcal, respectivamente, p = 0,04); quando normalizado para peso, não houve diferença significante no GER (kcal/kg/dia) durante o acompanhamento. GER correlacionou-se positivamente com temperatura corporal, contagem total de leucócitos, proteína C reativa, volume minuto (VM), fração inspirada de oxigênio (FiO2), aparecimento de nitrogênio ureico (UNA), peso corporal e estatura e inversamente com idade. Após a regressão linear múltipla, somente VM, FiO2 e peso corporal e idade se correlacionaram independentemente.

Conclusão:

Pacientes com LRA dialíticos apresentam GER estável. O GER foi associado independentemente com FiO2, VM, peso e idade. Assim, requisitos ventilatórios precisam ser avaliados diariamente para que alterações necessárias na prescrição dietética sejam feitas.

Variabilidade diária do gasto energético de repouso em pacientes com lesão renal aguda em tratamento dialítico

Comentários