J. Bras. Nefrol. 2017;39(3):283-6.

Análise do perfil nutricional de pacientes renais crônicos em hemodiálise em relação ao tempo de tratamento

Livia de Almeida Alvarenga, Bárbara Danelon Andrade, Michelle Andrade Moreira, Roberto de Paula Nascimento, Isabela Dariú Macedo, Aline Silva de Aguiar

DOI: 10.5935/0101-2800.20170052

Introdução:

Pacientes com doença renal crônica em hemodiálise (HD) apresentam risco elevado para mortalidade, sendo que a desnutrição protéico-energética se destaca como uma das causa mais comuns em relação a essa condição.

Objetivo:

Avaliar a associação entre o tempo de hemodiálise e parâmetros nutricionais dos pacientes.

Métodos:

É um estudo transversal com dados secundários, desenvolvido no Hospital Universitário Federal Universidade de Juiz de Fora (HU / UFJF). Este estudo foi aprovado pela pesquisa Comitê de Ética (nº 1.233.142), um Total de 36 pacientes. Os dados foram coletados por meio dos prontuários médicos, os quais foram analisados marcadores antropométricos, bioquímicos e dieta, considerando dois grupos: tempo HD menor do que três anos e tempo de HD maior ou igual atrês anos.

Resultados:

Houve redução de massa de proteína somática com aumento do tempo em HD. Em relação à avaliação alimentar, observou-se que em pacientes com maior tempo em diálise houve aumento no consumo médio de proteína/kg de peso, calorias, fósforo e Potássio, com diferença significativa da ingestão média de proteína/kg (p = 0,04) e fósforo (p = 0,045). O tempo em HD alterou a composição corporal dos pacientes, indicando um declínio doestado nutricional desses indivíduos.

Conclusão:

Pacientes com HD são um grupo de risco para desnutrição protéico-energética, onde o tempo em HD interfere no perfil antropométrico e alimentar do paciente.O grupo com tempo de HD superior ou igual a 3 anos apresentou piora do estado nutricional.

Análise do perfil nutricional de pacientes renais crônicos em hemodiálise em relação ao tempo de tratamento

Comentários