J. Bras. Nefrol. 2017;39(4):473-6.

Nefrite intersticial granulomatose secundária a sarcoidose

Tamires Teixeira Piraciaba, Carlos Alberto Balda, Luiz Antônio Ribeiro de Moura, Carlos Alberto de Castro Pereira, Gianna Mastroianni Kirsztajn

DOI: 10.5935/0101-2800.20170084

Introdução:

a nefrite intersticial granulomatosa é uma condição rara, na qual o envolvimento renal é incomum. Sua etiologia é variável e pode ter origem medicinal, infecciosa ou inflamatória.

Relato de caso:

trata-se de um paciente do sexo masculino, com 65 anos de idade, com lesões renais de etiologia desconhecida, associadas à hipercalcemia. Durante a investigação, evidenciaram-se insuficiência cardíaca com disfunção diastólica e envolvimento pulmonar intersticial à tomografia torácica. A função renal (taxa de filtração glomerular) melhorou parcialmente com medidas clínicas. Foi realizada biópsia renal, que apresentou lesão intersticial moderada com granulomas tuberculoides sem necrose caseosa.

Conclusão:

o objetivo do artigo foi descrever um caso de GIN e alertar para a importância de sua investigação clínica. Neste caso, a biópsia renal, associada a manifestações clínicas sistêmicas, contribuiu para o diagnóstico de sarcoidose.

Nefrite intersticial granulomatose secundária a sarcoidose

Comentários