BJN e a publicação dos artigos em Ahead of Print

Brazilian Journal of Nephrology (BJN) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), criado com o objetivo de comunicar os resultados de pesquisa, a partir da publicação de trabalhos originais de todas as áreas relevantes da Nefrologia.

A partir de 2018, o BJN passou utilizar a modalidade Ahead of Print (AOP) para a publicação de seus artigos.

O AOP constitui-se em uma modalidade de publicação avançada de artigos, que tem como objetivo proporcionar maior agilidade ao processo de comunicação dos resultados das pesquisas científicas.

Nesta modalidade, a publicação dos artigos ocorre individualmente e antecede a publicação dos números do periódico.

Com a adoção da modalidade AOP, o processo editorial do BJN sofreu uma alteração significativa e a produção editorial, agora, é iniciada tão logo o manuscrito seja aprovado pela Comissão Editorial.

A adoção de tais procedimentos permite que os artigos do BJN sejam rapidamente publicados e indexado em índices, como PubMed/Medline, SciELO, Google Scholar, CrossRef, dentre outros.

Segundo Dr. Riella, editor chefe do BJN, já é possível perceber as vantagens da adoção do AOP. Hoje, já temos disponíveis no PubMed/Medline artigos do segundo número e os artigos do terceiro número já estão em fase avançada de produção editorial, afirma.

Outra vantagem da adoção do AOP é que o BJN passará a ter como datas de circulação o primeiro mês de cada trimestre, e não mais o terceiro. Desta forma, suas impressão e distribuição ocorrerão nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.

A adoção do Ahead of Print constitui-se uma das linhas de ação do  plano de internacionalização e profissionalização do BJN, que vem sendo implementado pela Equipe do periódico, com o apoio da SBN.

© 2018 All rights reserved