O BJN lança novo grupo de Editores Associados - Confira

Conheçam o novo grupo de Editores Associados do BJN

Brazilian Journal of Nephrology (BJN) é um veículo oficial da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que, há 39 anos, publica artigos científicos clínicos e experimentais da área de Nefrologia.

Em 2018, o BJN passou a contar com um novo grupo de Editores Associados, composto por 6 especialistas de diferentes ramos da nefrologia e representantes dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Eleitos a cada 2 anos, os Editores Associados possuem como função apoiar o Editor Chefe no processo de peer review, a partir da avaliação dos manuscritos submetidos, indicação de revisores, análise dos pareceres, indicação de novos especialistas para compor o grupo de revisores ad hoc, dentre outros.

Segundo Dr. Miguel Riella, editor chefe do periódico, a composição atual do grupo de Editores Associados ainda sofrerá mudanças em 2018, com a inclusão de 2 especialistas estrangeiros que ampliarão ainda mais a abrangência geográfica e temática do grupo.

Esta ação é parte de um plano de internacionalização e profissionalização do BJN, iniciado em 2016 e que conta com o apoio da SBN.

Em 2018, novas linhas de ação serão desenvolvidas e implementadas, com o objetivo de aumentar a audiência internacional do BJN e angariar novas indexações.

Conheça os Editores Associados do BJN:

Anderson

Anderson Ricardo Roman Gonçalves
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, insuficiência renal crônica, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial sistêmica e terapia intensiva.

Fellype

Fellype Carvalho Barreto
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado(2005) e doutorado (2008) em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é Professor Adjunto de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Médico Nefrologista do Hospital de Clínicas da UFPR; diretor científico Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) regional Paraná e membro do departamento DMO-DRC da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Tem experiência na área de Medicina – Clínca Médica, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença renal crônica, osteodistrofia renal, toxinas urêmicas, hemodiálise e doença de Fabry.

App5c Zoran

Miguel Luis Graciano
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1987), mestrado em Nefrologia pela Faculdade de Medicina – UFRJ(1996), doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo(2003), pós-doutorado pela Tulane University(2005), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Nossa Senhora do Carmo(1978), ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Bahiense(1981) e residencia-medicapela Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ(1992). Atualmente é Médico estatutário da Hospital universitário Antônio Pedro – UFF, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Nefrologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Doença renal progressiva, Hipertensão arterial, Sistema renina-angiotensina, Imunohistoquímica, Cultura de células.

Roberto

Roberto Ceratti Manfro
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutor em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Fellow do Serviço de Transplantes da Universidade da Califórnia em San Francisco (1988). Pós-doutoramento na Universidade Harvard, Departamento de Imunologia Clínica, Beth Israel Hospital (1996). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Colegiado dos Programas de Transplantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, editor associado do Jornal Brasileiro de Nefrologia e secretário do conselho da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Atua em Medicina-Nefrologia e Transplantes. Os principais interesses em pesquisa na são nas áreas de transplante renal, imunologia de transplantes, infecções em transplantes e inflamação.

Sergio

Sérgio Gardano Elias Bucharles
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Residência Médica em Medicina Interna pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (1995-1996) e Residência Médica em Nefrologia pelo Hospital Evangélico de Londrina (1997-1998). Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007-2010). Médico Nefrologista da Clínica Evangélico de Hemodiálise, da Fundação Pró-Renal e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, todos em Curitiba – PR. Tem experiência na área de Medicina Interna, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Nefrologia (Doença Renal Crônica, complicações Cardiovasculares e Desordens do Metabolismo Mineral e Ósseo associados à Doença Renal Crônica) e terapia renal substitutiva (Hemodiálise e Diálise Peritoneal). Responsável pelo Ambulatório de Distúrbios do Metabolismo Mineral e Ósseo relacionados á Doença Renal Crônica da Fundação Pró Renal e Colaborador do Laboratório de Histomorfometria Óssea da Fundação Pró Renal – Curitiba – PR.

Thyago

Thyago Proença de Moraes
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2001) e especialização em Clínica Médica (2001-2003) e Nefrologia (2005-2007). Fellowship pela Universidade de Nottingham. Co-lider do grupo de prescrição de diálise e manejo hídrico do estudo Peritoneal Dialysis Practice Patterns Study (PDOPPS) e membro do steering committee do Estudo Multicêntrico Brasileiro de Diálise peritoneal – BRAZPD Foi agente de Internacionalização da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná entre 2013 e 2017 e atualmente é coordenador do Eixo de Pesquisa na Graduação da Escola de Medicina da PUC. Autor do capítulo sobre Diálise Peritoneal da enciclopédia on-line da UNESCO/EOLSS. Na Sociedade Internacional de Diálise Peritoneal atuou como membro do conselho para a América Latina entre 2012-2016 e atualmente é o coordenador do Capítulo Latino Americano da mesma sociedade. Na Sociedade Latino Americana de Nefrologia e Hipertensão (SLANH) é coordenador do Comitê de Diálise Peritoneal desde 2015. Em 2017 foi eleito presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia.

© 2018 All rights reserved